Páginas

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012


Como pintar folhas

Às vezes, a gente pega um risco da intenet ou de uma revista e não sabe como pintar as folhas.Eu faço assim:
Tintas da Acrilex: Sombra (verde oliva e sépia), luz (amarelo limão e mafim), clareador para diluir a tinta e fazer a folha que está mais distante.


Risco

Para pintar, alguns detalhes fazem a diferença: Mantenha o pincel em pé, tinta de um só lado do pincel, não faça a nervura até o final da folha.

Pinte como se estivesse penteando a folha, fazendo a sombra em um dos lados da nervura, com verde oliva misturado com um pouquinho de sépia, pintando de dentro para fora.


Volte fazendo a sombra de cima para baixo, "penteando" a folha de fora para dentro.

Visualize com atenção este esboço e memorize o esquema: SL-SL (sombra, luz, sombra luz).

Agora podemos prencher as áreas de luz, "penteando" a folha de dentro para fora.

 E de fora para dentro, começando pela ponta da folha.

E como pintar duas folhas?

Começando pela folha que está atrás, faça o mesmo esquema. Nervura, sombra que sobe, sombra que desce, luz que sobe a partir da nervura, luz que desce em direção à nervura. Note que a folha pronta apresenta o esquema Sombra - Luz - Sombra - Luz (SL-SL).

Para a folha que está em primeiro plano, siga o esquema SL-SL.

E se fossem três folhas? Sem problemas, siga o esquema SL-SL. Observe na imagem abaixo que, para destacar a folha em primeiro plano, reforcei sua borda com um tiquinho de luz na "divisa" com a folha de trás, e reforcei a sua sombra projetada sobre a folha que está atrás.

Depois de marcar as áreas de luz e sombra (primeira e segunda imagens) eu retoquei a folha (terceira imagem), fazendo a sombra que a folha em primeiro plano projeta.


E se no risco tiver uma folha com dobrinha?

Use o esquema SL-SL novamente. Deixe a dobrinha da folha sem pintar.

Pinte a base da dobra com sombra, a ponta com luz, faça a sombra que a dobra projeta sobre a folha. Observe a dobra da folha e perceba que novamente temos Sombra (base da dobra), Luz  (ponta da dobra), Sombra projetada pela dobra sobre a folha e Luz da folha, ou seja, SL-SL.

E se no risco tiver uma folha que está mais mais longe, lá atrás?

Siga o esquema SL-SL, com a tinta bem diluída em clareador. Refaça as bordas com um tom um tantinho mais escuro. Foi o que fiz aqui. Quanto mais longe, menos nítida a folha, menos detalhes e menos contraste entre luz e sombra.



E se no risco tiver uma folha bem dobrada?

Continua valendo o esquema SL-SL.


Por fim, retoque o que achar necessário.
Seja qual for o risco de folhas, tenha em mente, antes de pintar, onde você vai colocar luz e sombra em cada folha.Varie as cores: Verde pinheiro com azul marinho faz uma sombra fria, verde com vermelho resulta numa sombra bem forte. Caramelo dá um toque especial em folhas secas. Enfim, observe a natureza e tente imaginar que cor você usaria para pintar aquela folha, aquele arbusto, aquela árvore. A natureza é a melhor professora que existe. =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário