Páginas

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012


Como pintar abacaxi


Material utilizado:
Pincéis Tigre, ref. 815, nº 10, 12 , 4 (abacaxi); ref. 834, nº 4 (flores).
Tintas Acrilex, nas cores:
Folhas - verde pinheiro, verde pistache, amarelo ouro, marfim, azul caribe e violeta cobalto;
Abacaxi - jacarandá, amarelo ouro, siena natural, marfim, azul caribe, lilás;
Vegetação - verde oliva com clareador para as áreas mais claras, verde oliva puro para áreas mais escuras, amarelo limão para iluminar algumas áreas da vegetação;
Flores - lilás, azul caribe, verde glacial, branco, amarelo ouro, jacarandá e marfim.

Começando pelas folhas, escolhi um tom médio, o verde pistache com um pouquinho de amarelo ouro.

Imaginei a luz vindo da esquerda. Então, usei azul caribe para fazer as áreas iluminadas da sombra (lado direito). À esquerda, no lado mais iluminado,  trabalhei com amarelo ouro e marfim.

Fui pintando as áreas claras e escuras, sem necessariamente seguir o risco ou o modelo, mesclando a tinta nos pincéis e ajustando claros e escuros no tecido.


A área mais escura fiz com verde pinheiro misturado ao violeta cobalto. As folhas clarinhas do fundo foram feitas com restinhos de tinta que ficaram no pincel.

Para pintar as duas folhas com as pontas dobradas, primeiro pintei a parte dobrada, mais clara, depois fiz o fundo, em tom mais escuro.

Fiz alguns detalhes de sombra com verde pinheiro e violeta e outros com jacarandá.

Terminadas as folhas, comecei o abacaxi fazendo cada "gomo" separadamente. No lado iluminado, marquei as áreas escuras com jacarandá.

Preenchi com uma mistura de siena natural e amarelo ouro, misturando no tecido, de maneira a deixar áreas mais claras (amarelo ouro) e áreas mais escuras (siena natural). Com o marfim, marquei a ponta do "gomo".




Na beirada dos gomos mais à esquerda, que formam a borda do abacaxi, não usei o jacarandá. Isso deixa o contorno da fruta mais suave.



No lado direito, comecei a fazer os gomos sombreados misturando azul caribe ao jacarandá e ao amarelo ouro, o que dá um tom mais esverdeado no lado direito. Para iluminar, misturei ao marfim um tiquinho de azul ou lilás.


Aqui está o abacaxi pronto. Gostei da sombra das folhas, mas agora penso que deveria ter escurecido mais todo o lado direito do abacaxi, deixando mais evidente o contraste entre o lado que está na sombra e o que recebe luz.

Neste detalhe se percebe melhor as misturas de cores usadas para sombra e o esboço das flores.

E aqui acaba o exercício. Com a sombra do abacaxi projetada sobre a vegetação e as flores não me preocupei neste exercício. Gostei de ter testado cores para luz e sombra no abacaxi. Se não tivesse marcado tanto com o jacarandá, os "gominhos" não ficariam tão "saltados". Como está, quase parecem ter sido entalhados em madeira. Com menos contraste nas divisões, o aspecto geral teria ficado mais natural.  Das folhas eu gostei muito, porque pude treinar pintar folhas em diversas direções e com dobras.

Domingo, 14 de novembro de 2010.
Para ver a sequencia de imagens da pintura no Youtube, clique aqui:Youtube abacaxi passo a passo.

Segunda-feira, 13 de dezembro de 2010. Depois que fiz o abacaxi, interrompi os estudos de pintura em tecido para dar continuidade à pintura do quadro que está na página "Óleo sobre tela - laranja e azul - em andamento". Volto à pintura em tecido quando tiver terminado o quadro. Está sendo muito bom. :))

Um comentário:

Postar um comentário